top of page
Buscar

XCOM II – Sutis inovações também fazem diferença.

Foto do escritor: Go! StartGo! Start

Atualizado: 29 de ago. de 2021


Mesmo após 4 anos de seu lançamento, XCOM II ainda é considerado por alguns players como um dos melhores jogos táticos por turnos, desta forma, vamos analisar alguns elementos que tornam esse jogo tão aclamado.


XCOM II traz seu estilo próprio e único que certamente agradará bastante apreciadores de jogos táticos e de estratégia, porém, agora com sutis melhorias e acréscimos em relação ao seu anterior lançando em 2012.


História - Resistir é necessário


A humanidade perdeu a guerra contra os alienígenas invasores, estes que dominaram o planeta, fizeram experimento com humanos e por meio de uma mídia manipulada passaram a tentar convencer a população humana que buscavam um futuro melhor para todos, porém, seus objetivos são muito mais macabros.

Nossa equipe agora formada por resistentes, em desvantagem inicialmente contra a tirania alienígena, buscam acabar com os planos alienígenas, desmascarar o governo alienígena e recuperar o planeta terra para os humanos, porém, para isso precisam da ajuda de alguém muito importante, o mais experiente de todos, você, o comandante.

Por fim, a história do game se tornou mais atrativa, literalmente uma corrida contra o tempo, isso que acaba contribuindo para se manter interessado no jogo por muito tempo quando para joga-lo novamente quando estiver interessado em buscar fazer novas pesquisas, desenvolver novos equipamentos ou até mesmo recorrer a outras formas de estratégia nos combates, ainda mais com a inclusão da expansão War of the Chosen.


Novas Classes – A resistência especializada

A inclusão de novas classes foi muito importante pois além de possibilitar termos novos soldados com habilidade diferenciadas, abriu uma game nova de estratégias nem sempre baseadas em se deslocar a uma área que tenha proteção para atirar e esperar o turno do inimigo.

Dessa vez temos os rangers, specialist, granadier, sharpshooter, Psi oprative e com os complementos e expansões ainda temos acréscimos relevantes nessa variedade. Cada uma dessas classes possui dois caminhos com habilidades diferenciadas, onde você pode optar por misturar ou formar um soldado especialista em determinada função.


Sistema de customização – Porque não criar um Snoop Dogg granadeiro?


Um dos sistemas mais divertidos do XCOM é certamente a sua criação e contratação de soldados para compor sua equipe que permitia uma variedade de itens customizáveis. No XCOM II esse sistema foi expandido, possibilitando uma gama bem maior de tipos de customização, desde faces, cabelos, cores, tatuagens, colorações das armaduras, roupas e armas, são tantas que até ficamos indecisos.


Jogabilidade – Correr, se esconder, atirar

Em quesito jogabilidade, o jogo se manteve seguro, buscando pequenas modificações, desta forma, o sistema da base continua da mesma forma que seu anterior, dividida em saguões onde cada um possui suas especificidades, porém, foram acrescentados novos saguões, assim como novos armamentos e pesquisas a serem estabelecidas.

O combate também ganhou poucas modificações, porém um ganho em performance e velocidade justamente por conta da aquisição das novas classes citadas acima, abrindo uma variedade de estratégias que podemos utilizar para vencermos as longas batalhas.


Performance – Vamos precisar de um SPARK?

É graficamente mais bonito que o anterior, porém, em quesito performance acaba por necessitar de um hardware um pouco melhor, caso contrário você poderá sofrer de lentidões nos carregamentos, estes que são constantes durante a campanha do jogo, porém, as configurações gráficas do game permite modificações gigantescas em texturas, sombras, iluminações, entre outros, perdendo um pouco da qualidade gráfica, porém ganhando em desempenho.

O que poderia melhorar – Vamos aguardar um XCOM III?

XCOM II tem sua identidade, é único em seus sistemas, porém, isso não o impede de buscar melhorais. Continuar acrescentando novos sistemas de customização, classes, inimigos e principalmente na base, onde você gerencia todas suas produções, é importante, pois é interessante se manter seguro e fiel aos seus sistemas, porém, e a inovação que nos motiva a continuar buscando diferentes jogos e continuações. Além disso, a uma necessidade urgente de passarem a trazer traduções oficiais para o PT-BR, além do mais quando o jogo antecessor foi tão apreciado por uma grande parcela do público brasileiro.

Commenti


bottom of page